AltoStratus

 

O projeto AltoStratus surgiu da necessidade de se adaptar a uma nova realidade da Computação em Nuvem, marcada por nuvens híbridas e heterogêneas. Para isso, uma série de serviços foram criados, como escalonamento, segurança, composição de serviços e gerência de workflows, tolerância a falhas e gerenciamento de serviços virtuais em nuvem.

A integração de dois paradigmas também serviu como base para esse projeto. O paradigma de serviços aborda as ações de publicar, descobrir e compor serviços, enquanto o paradigma de nuvem foca na execução de serviços virtuais, ou seja, independência de localização e plataforma computacional específica. Assim como o projeto, novos desafios e oportunidades são gerados pela coexistência dos paradigmas.

Os produtos gerados pelo AltoStratus foram as especificações e as implementações dos serviços, disponibilizados como ferramentas, bem como a especificação do middleware que padroniza o modelo de composição, execução e gerenciamento de serviços em nuvem. Além desses resultados, o projeto inspirou a elaboração de 25 publicações, dez dissertações e a formulação de um site para demonstração dos resultados.