O Ginga AppStore apresentou uma alternativa conjunta e colaborativa para a criação de um repositório público de aplicações interativas. Foi disponibilizada uma plataforma gratuita de compartilhamento de aplicações para terminais de acesso de TV digital. Isso possibilitou ao usuário final um rápido acesso a novos aplicativos e ao desenvolvedor, uma estratégia ágil para reuso de software. O projeto utilizou a infraestrutura de telecomunicações da rede pública do NavegaPará como canal de retorno.
Essa iniciativa apresentou como estudo de caso uma aplicação típica de telessaúde (ZéGotinhaTV) para controle de vacinação, que possibilita o desenvolvimento futuro de suporte à decisão para políticas de saúde pública. Foram usadas, durante todo o projeto, ferramentas e plataforma livres, corroborando para o desenvolvimento de um ambiente colaborativo, aberto e gratuito.
A ideia surgiu com as novas possibilidades criadas com a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), desde interatividade – enquetes, compras online, videoconferência –, até serviços como telessaúde e teleducação.