JitCloud

 

O JitCloud investigou uma arquitetura alternativa para a construção de provedores de Infraestrutura como um Serviço (Infraestructure as a Service - IaaS), em que a característica de elasticidade possa ser aperfeiçoada. Esse aprimoramento permite que os custos de propriedade sejam condicionados a efetiva demanda do cliente, o que possibilita uma ampliação na margem de recursos disponibilizados.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de meios alternativos para construção de infraestruturas públicas de computação na nuvem, baseados no conceito de implantação Just in Time (JiT) da infraestrutura computacional necessária. Em uma JiT Cloud, o provedor aloca recursos apenas quando estes são requisitados pelos seus clientes e só enquanto estiverem sendo utilizados. Esse tipo de alocação elimina a necessidade de planejamento de capacidade na perspectiva do provedor.

Foram entregues versões incrementais dos protótipos dos componentes do middleware (CBM) e dos mecanismos associados com as outras quatro áreas focais: o Mecanismo de Provisionamento e Gerência, Mecanismos de Tarifação e Monitoramento, Mecanismos de Segurança e Mecanismos de Dependabilidade Autonômicos. Os resultados das atividades de pesquisa foram consolidados em relatórios técnicos e artigos científicos, que incluíram 17 publicações, oito dissertações e quatro teses.