Cinco Grupos de Trabalho da RNP também são destaque na programação do evento
Será realizada nos dias 1º e 2/12, em São Paulo, a II Mostra Inova CTIC/RNP, para apresentar ao mercado os resultados de nove projetos, desenvolvidos por mais de 50 instituições de ensino e pesquisa e coordenados pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), nos temas TV digital, cidades inteligentes, computação em nuvem e virtualização de redes e serviços. Além dessas iniciativas, serão apresentados no evento cinco Grupos de Trabalho (GTs) parceiros da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com foco na temática da mostra.
A RNP trabalha em parceria com a comunidade científica para promover o desenvolvimento de redes e incentivar projetos de aplicações avançadas, por meio do Programa de GTs. Grupos de pesquisa podem submeter anualmente propostas de novos serviços e produtos nas áreas de redes e aplicações distribuídas, que sejam de interesse aos usuários da rede acadêmica brasileira.
Conheça os cinco GTs que irão participar do evento
VoA: projeto Vídeos sob Demanda como Objetos de Aprendizagem visa permitir o uso de conteúdo multimídia interativo no ensino a distância. A ferramenta Cacuriá permite que profissionais da área da educação criem objetos de aprendizagem em um processo intuitivo, tendo como base vídeos educativos. Esses vídeos podem ser enriquecidos diretamente pelo educador com conteúdo multimídia adicional, como imagens, áudio e textos, sem necessidade de um programador ou designer.
Mconf: sistema de webconferência baseado em software livre, que permite a comunicação entre usuários distantes geograficamente, por meio de computadores e dispositivos móveis, usando sistemas de videoconferência e VoIP (telefonia IP). O roadmap atual inclui transmissões de altíssima resolução, chegando a 4K.
SciFi: Sistema para Controle Inteligente de Redes Sem Fio que cria redes wifi de média ou larga escala (20-5000 APs), usando um controlador de software e hardware de baixo custo. A instalação custa cerca de um vigésimo de instalações tradicionais com a mesma performance: basta dividir o número de usuários simultâneos por 20 e realizar a instalação física, que o SciFi faz a configuração automática e dinâmica dos pontos de acesso.
VLibras: serviço de tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sistema pode ser usado por aplicações que fazem conexão com a internet, como portais da web. Os usuários também podem usar o portal VLibras para tornar seus conteúdos acessíveis, gerando vídeos com os sinais de Libras representados por um avatar 3D.
CNC: a solução Computação em Nuvem para Ciência gera nuvens privadas, onde é possível criptografar os dados armazenados. A solução foi criada para o ambiente acadêmico, mas pode ser implementada em diferentes esferas, como escritórios e empresas que necessitem manter seus dados seguros, em uma infraestrutura própria de armazenamento. O objetivo do projeto é oferecer as funcionalidades presentes nos diferentes serviços online, como Dropbox e Google Drive, em ambientes privados.
Clique aqui para ver a programação completa da II Mostra Inova CTIC/RNP.