ReVir

 

Construir uma rede mais eficiente e segura é a meta de pesquisadores de todo mundo envolvidos na busca por arquiteturas alternativas. Nesse contexto, o ReVir abordou diversos aspectos em diferentes áreas de pesquisa sobre redes virtuais para a Internet do Futuro e propôs sistemas, mecanismos, serviços e aplicações para solucionar importantes desafios. O projeto buscou atuar em todas as camadas do modelo de virtualização de redes:

- no nível do operador de redes virtuais, que é a entidade que usa a infraestrutura virtualizada;
- no nível do provedor de redes virtuais, que busca os provedores de infraestrutura para atender aos requisitos do operador de rede e constrói as redes virtuais;  
- no nível do provedor de infraestrutura, que gerencia os recursos físicos e vende fatias de rede para o provedor de redes virtuais.

Os resultados alcançados pelo projeto dividem-se em nove itens, sendo oito relacionados à especificação, desenvolvimento e mapeamento de soluções para redes virtuais, e o último, à implantação dos resultados em uma rede de testes. Entre as soluções implementadas, estão ferramentas para provisão de QoS fim-a-fim, isolamento de tráfego, integração das tecnologias Xen e OpenFlow, difusão de vídeo multibanda e o mapeamento de redes virtuais em substratos físicos.

Também recebe destaque a produção científica do projeto, que concluiu suas atividades com 43 publicações em conferências, sendo 22 internacionais e 21 nacionais, dez dissertações, sete periódicos, seis trabalhos de conclusão de curso (TCCs), três capítulos de livros e uma tese.