SIMTUR

 

Contribuir para a desobstrução de vias urbanas e incentivar o uso de transportes coletivos são os benefícios gerais da criação do projeto SIMTUR. A iniciativa propôs criar, modelar e implementar um sistema integrado de soluções, direcionado ao rastreamento, comunicação, controle e monitoramento de transporte e tráfego em cidades. Assim, será possível prover informações sobre tráfego, localização e demais condições urbanas (nível de poluição, temperatura, umidade e outras) aos usuários de transporte coletivo e privado, além de informações de itinerários para os passageiros de transportes coletivos.

Os resultados obtidos a partir do monitoramento das condições urbanas são disponibilizados em uma base de dados e podem ser utilizados por instituições governamentais e prefeituras para auxiliar no planejamento urbano.

Foram desenvolvidos diversos protótipos durante a execução do projeto, como um simulador inteligente de semáforos, serviços de localização de ônibus, itinerário, tempo de espera, mapa colaborativo e, ainda, uma rede social para comunicação entre usuários do transporte. Também recebe destaque a produção científica do projeto, que finalizou com 53 publicações, 11 trabalhos de conclusão de curso (TCCs), sete dissertações e três teses.